ESSÊNCIAS INDIVIDUAIS (de L a P)

Floral de Minas

Lacrima
Para a purificação dos corpos mais sutis do indivíduo, favorecendo a capacidade de manter o contato com idéias benevolentes e sentimentos nobres. Para aquele que acredita necessitar de limpeza em suas atitudes espirituais. Apropriada para os estágios de decaída, em que o caminhante espiritual (“discípulo”) se sente conturbado e frágil diante de sua própria natureza, que se lhe revela obscura e torpe. A essência traz a pessoa para um estado mais meditativo e de introversão, ajustando uma sintonia refinada de vigília com relação às próprias atitudes morais e espirituais. Lacrima facilita o contato com os elementos ocultos da natureza, com os aspectos subjetivos e intrínsecos da realidade, quando isto faz parte do propósito da alma em sua senda de crescimento evolutivo. Lacrima auxilia a elevação da mente na direção do belo, do bom, do sagrado e divino.



Lactuca
Para as pessoas que fogem da realidade perceptiva sempre que a situação se lhes apresenta nova. Os novos estados de consciência são rejeitados e o indivíduo escapa através do apego a detalhes sem importância. O bloqueio pode manifestarse em múltiplos sintomas, como perdas de consciência, histerismo, neurastenia, hipocondria, desvios sexuais. A essência traz um “ancoramento” maternal e faz florescer a adaptabilidade e a compreensão dos propósitos superiores. No sentido psicológico, a essência floral Lactuca é apropriada ao tratamento do “Complexo de Adônis”, a ligação patológica, imatura e pueril com a energia feminina e que reflete dolorosamente a falta de desligamento da mãe. Assim, deve ser recomendada para aqueles “enfeitiçados” com o próprio corpo, e que chegam às vezes a deformá-lo na busca doentia por uma falsa beleza exterior (fisioculturismo, obtenção de musculatura e porte físico além dos padrões humanos, etc).



Lantana
Apropriada para a harmonização de agrupamentos, os quais podem estar reunidos em assembléias, congressos, locais de trabalho, escolas, hospitais, casas de detenção, creches, asilos, retiros, meditações, viagens, festas, simpósios e quadras de diversão em geral. Para as situações que exigem a necessidade de equilíbrio entre as manifestações individual e coletiva, entre o saber ouvir e o saber falar, ou quando o propósito social ou do grupo necessita de elevação em seu padrão vibratório. Ajuda a pessoa a captar em maior profundidade a psique do outro, criando assim um plano de maior entendimento mútuo. A essência pode ser empregada tradicionalmente por via oral, porém também é eficientemente usada em aspersão.



Lavandula
Para aquele indivíduo talentoso, capaz e com suficiente força de vontade, que está sempre perseguindo seus objetivos, porém nunca consegue finalizar seus projetos. A pessoa tem sempre a sensação vaga de estar presa a alguma coisa que prejudica seu pleno desabrochar e a sua completa realização. Para as situações onde há atrasos no pleno florescimento biológico ou psíquico. Deve ser ministrada quando há falta de iniciativa, imaturidade, hesitação, perdas de autoconfiança e sentimentos de inferioridade e de impotência física ou psíquica. Lavandula traz as energias da autoconfiança e da autorealização, auxiliando a personalidade a construir um conceito mais amplo de vontade e poder. Ela reforça o “eu” debilitado, esquecido de suas próprias reservas internas de força e coragem. Coadjuvante nas dificuldades de aprendizado em geral e no desenvolvimento e integração de pessoas especiais.



Leonotis
Ajuda a personalidade a encontrar os aspectos positivos e bons de cada provação, por mais difícil e complexa a situação em que esteja. Nos momentos de grande necessidade, a essência ajuda a fazer a conexão com as reservas internas de força, coragem e autoconfiança, trazendo a compreensão de que as dificuldades e lutas fazem parte da estupenda corrente de vida, e têm o propósito de aprimoramento total do ser humano. Favorece a sublimação das energias negativas do medo, pânico, insegurança e dúvida, que surgem invariavelmente nestes períodos, transformando-as em vibrações de equilíbrio, clareza, coragem e fé.



Leonurus
Estabelece um fluxo ordenado e contínuo de impulsos vitais e criativos, os quais ao se expandirem atingem toda a periferia do indivíduo ao mesmo tempo produzindo “verticalização” e “elevação” moral e espiritual. Desperta a atenção para os inúmeros momentos e situações especiais da vida, para as oportunidades que ciclicamente retornam durante a trajetória evolutiva. Traz a percepção de que as misteriosas ocorrências da vida não são fortuitas, ocasionais, mas estão intimamente relacionadas com a verdade individual e com a finalidade última da criação Divina. Colabora para o pleno enquadramento psíquico-espiritual na dinâmica do espaço e do tempo, dilatando a percepção clara de que existe uma força intransponível direcionando a vida em seus detalhes. Visa o equilíbrio na perspectiva de percepção horizontal (vida prática, material) com a sensibilidade no plano vertical (vida teórica, espiritual).



Lilium
Ajuda a harmonizar e purificar as manifestações dos aspectos psíquicos femininos e masculinos tanto no homem quanto na mulher. Para as situações de conflito geradas pela necessidade de conciliar maternidade ou paternidade e carreira profissional. Para quando há conflitos no casal devido às dificuldades de se estabelecer os papéis masculinos e femininos na relação. Para os pais agressivos com os próprios filhos devido à sobrecarga nas responsabilidades e afazeres matriarcais ou patriarcais, ou devido ao aprisionamento ou bloqueios na sexualidade. Útil quando há revoltas com a necessidade de submissão, dependência e proteção, principalmente entre casais. Para as pessoas que vivenciam uma sexualidade exacerbada. Para o narcisismo, o sensualismo, a exibição corporal mórbida, a incontinência sexual, a compulsão por orgias e masturbação, o uso e abuso de recursos físicos e psíquicos em magias e encantamentos lascivos, sedutores e eróticos. Para distúrbios associados a pesadelos eróticos e poluções noturnas. Lilium sublima as energias primitivas e instintivas, permitindo um desabrochar superior e criativo do ser. Desenvolve a nobreza, favorece um juízo mais equilibrado, trabalha a equanimidade e uma possível e desejável “inalterabilidade ativa” frente a qualquer evento ou prova. Ajuda a qualificar gradativamente a natureza do relacionamento com a vida, proporcionando um “agir sem agir” ou um “deixar acontecer ativo”, onde o controle se instala no nível do Eu Superior. Lilium favorece a constância emocional, evitando flutuações extremas de alegria e decepção.



Linum
Para aqueles indivíduos que experimentaram forte expansão de consciência, através de experiências muito duras e unilaterais, tendo como conseqüência seqüelas em seus planos interdimensionais. Útil quando há indefinição sobre quais pensamentos e emoções pertencem à pessoa e quais pertencem a terceiros. Para aqueles cujo sistema nervoso se encontra abalado pelo abuso de drogas, sexo, alimentos, contatos mediúnicos e magias pessoais. Para as auras “manchadas” ou “rompidas”, as quais permitem livre acesso de “material ou energias estranhas” ao Eu. A essência busca no âmago da alma os conceitos de restauração e regeneração, conferindo uma atuação protetora e emergencial, atingindo tanto os corpos sutis quanto os densos da individualidade. Trata-se de um “alfaiate angelical” especializado na reforma ou restauração das “vestimentas” da alma.



Lippia
Atua sobre o corpo psíquico e etérico-físico, corrigindo suas deformações e tendências negativas em perder energia, a qual via de regra pode expressar-se na forma de processos inflamatórios e degenerativos. Lippia tem uma ação harmonizadora, penetrando fundo nos núcleos de energias densas e estagnadas, produzindo uma intensa movimentação e expansão etérica. Relaciona-se com a alma que perdeu a noção básica de como retirar energia do ar, da água, dos alimentos, do Sol e do ambiente. Lippia coopera para mudar tal situação, na medida em que representa um grande vórtice de puríssima energia primordial, capaz de reacender na individualidade a chama da participação consciente nos processos vitais e evolutivos. A essência é sedativa, desfazendo a tensão e sossegando a mente, trazendo ainda uma sensação de elevação interna que resulta em quietude. Recompõe a estrutura de absorção de energia sutil, trazendo o ensinamento de como se posicionar frente aos meios básicos de subsistência e ao ambiente. Melhora o rendimento energético do organismo e da alma.



Luceris
Para os indivíduos cujo desenvolvimento extra-sensorial, paranormal ou espiritual encontra-se descontrolado, o que ocasiona conflitos emocionais ou desconforto mental. Para as degradações energéticas surgidas durante os processos meditativos, insistentemente mal conduzidos, os quais podem resultar em estimulações, desvios e ilusões. Para aqueles insuficientemente purificados e despreparados para os contatos superiores, que podem adulterar o afluxo das energias espirituais, tornando-se vítimas de congestão cerebral, cansaço, confusão mental, incapacidade de concentração, perdas do poder de autocrítica, emotividade exacerbada, irritabilidade, agressividade, insônia e sensação de ofuscamento das faculdades visuais e auditivas. Para as pessoas que tentam despertar, artificialmente, os seus poderes psíquicos, atraindo as forma-pensamentos inferiores. Para os sintomas típicos do “astralismo”. A essência ajuda corrigir as ilusões sutis e enganosas do trabalho meditativo mais avançado, em que o ego pode sub-repticiamente assumir as rédeas das comunicações, alterando a verdade em vantagem própria. Aumenta a capacidade de vigília com relação à natureza dos afluxos energéticos provenientes dos níveis extrafísicos de manifestação. Trata-se de uma essência tonificante da imaginação visionária, sem a qual não é possível “olhar” a corrente de imagens interiores. Para aqueles que já estão suficientemente maduros para galgar certos saltos qualitativos em seus poderes psíquico-espirituais, a essência representa uma chave e um símbolo para uma nova conquista e da implacável responsabilidade. Luceris coopera constante e gradativamente para o despertar dos chakras superiores, favorecendo a clarividência e a clariaudiência. A essência “ascende” na alma a iluminação, interna e externa, ajudando no discernimento e na expansão da consciência mística. Pode compor um colírio floral por excelência, sendo que em tal caso a solução-estoque deve ser diluída em soro fisiológico.



Madressilva
Para as personalidades “presas” aos acontecimentos passados ou a locais distantes. Para aqueles cuja passagem do tempo e a distância sempre lhes trazem dor. Para as pessoas que sofrem de saudade de uma época feliz, da terra natal ou mesmo por um amor perdido. A essência ajuda a resgatar na alma a capacidade de mudanças e de estabelecimento de novas ligações com eventos, locais e pessoas do presente. Madressilva é útil como coadjuvante nos estados temporários da menopausa, andropausa e no envelhecimento precoce. Ajuda a “secar” o excesso de emoção da alma, permitindo aflorar os conceitos de adaptabilidade, aceitação e a capacidade de estabelecer novos vínculos. A essência é indicada para os indivíduos que relutam em aceitar o envelhecimento, e que fazem de tudo para disfarçá-lo ou ocultá-lo.



Malus
Útil àqueles que necessitam de limpeza física e psíquica. Para os indivíduos que sentem vergonha de alguma parte do corpo ou de sua aparência em geral. Recomendável para sublimar os sentimentos de autodesgosto ou de auto-aversão. Malus é indicada para as pessoas acometidas por pensamentos e sentimentos impuros, e que utilizam um linguajar agressivo ou chulo. A essência apresenta virtudes depurativas, regenerativas, principalmente após o uso prolongado de drogas e cigarros, antibióticos e corticosteróides. Trata-se de um auxiliar na terapia dos complexos psicológicos, em especial aqueles da adolescência. É importante para todos que têm problemas de auto-aceitação física, por exemplo, deficientes físicos ou vítimas de acidentes com perdas de membros. Coadjuvante no tratamento da hipocondria, obesidade e transtornos obsessivos, neuróticos e psicóticos. Deve ser ministrada, interna e externamente, em todas e quaisquer situações que exijam purificação e eliminação de toxinas, como, por exemplo, nos processos infecciosos e inflamatórios em geral. Malus é um dos “antibióticos” do sistema floral, relacionando-se com os conceitos internos de pureza, ordem e perfeição.



Margarites
Para as pessoas com uma visão fragmentária da vida e que não conseguem correlacionar os eventos, devido à ilusão que as aparências externas lhes causam. A essência permite englobar muitas informações num todo integrado, ajudando a galgar novos estágios de consciência. É recomendável para as pessoas especiais ou com dificuldades de aprendizado. Também é útil aos terapeutas, que precisam lidar e integrar um conjunto grande de informações e sintomas, aparentemente desconexos, disponíveis durante a entrevista. Margarites ajuda a cultivar um modo de pensar e de sentir “intensificados”, “goethianos”, em que a mente e o coração, a razão e a intuição são aliados e apalpam o objeto de interesse “por fora e por dentro”, procurando aquele “pano de fundo” oculto que a tudo interliga e dá sentido. Trata-se de uma “lente ampliadora” da capacidade de síntese e globalização. Coadjuvante na harmonização e no sincronismo da fisiologia energética dos meridianos (chakras), glandular ou endócrina. Intensifica o compartilhamento energético e entrópico (informacional) entre o hemisfério cerebral direito e esquerdo.



Matricaria
Para aquela personalidade entusiasmada, que se entrega totalmente ao serviço que lhe apraz, mas que sofre ao não observar a mesma solidariedade à sua volta. Para as pessoas que se envolvem de coração e incondicionalmente com tudo o que fazem, embora permaneçam nervosas e apreensivas. São almas nutridoras, conscientes de que sacrificam parte de si, mas não aceitam que os outros também não o façam. Tornam-se facilmente sobrecarregadas de trabalho, irritam-se internamente com argumentos e atitudes egoístas no ambiente e, invariavelmente, estão tensas. A essência relaciona-se com um tipo de maternidade que alia superproteção e nervosismo interno sem, todavia, as características de carência afetiva e dominação. A apreensão excessiva aqui é fruto da expectativa de perfeição total no serviço de doação e na atitude maternal exagerada de entrega das energias amorosas. A essência desperta um conceito mais luminoso de solicitude e amor ao próximo, ampliando a capacidade de nutrição cósmica. Matricaria é coadjuvante nos problemas psicossomáticos decorrentes de tais bloqueios, devendo ser ministrada em todas e quaisquer situações onde as energias de criação (parto, dentição, etc), nutrição e proteção precisam ser equilibradas ou potencializadas.



Melindre
Ajuda no despertar para as “coincidências” do dia-a-dia, trazendo a convicção de que existe um sentido inequívoco para os acontecimentos, principalmente aqueles inesperados, inusitados, os quais compõem uma orquestração finalista e evolutiva na marcha do destino individual. Colabora para aplacar a tensão e o nervosismo residuais, os quais aparecem quando a personalidade se encontra “perdida” e “afastada” da corrente evolutiva. A essência visa aprimorar os níveis de sensibilidade ao detalhe e ao
pormenor, refinando a interação da pessoa com o meio ambiente e com os eventos, abrindo os canais sutis de percepção. É uma essência que aguça o “faro” espiritual para a percepção da unicidade e oportunidade ímpar do momento. Melindre “trabalha”
o conteúdo de recusa e fuga em vivenciar o presente.



Millefolium
Para os indivíduos que estão atravessando mudanças que lhes podem ser dolorosas. Para a personalidade supersensível às idéias de terceiros, aos ambientes circundantes e às influências dos outros. Ajuda a romper hábitos arraigados e ligações outrora valiosas, dando proteção àquele que se sente vítima de encantamentos, “vampirismos” e toda a sorte de radiações ou emanações psíquicas ou espirituais negativas. Deve ser ministrada durante os estágios de transição espiritual, psíquica ou biológica (dentição, puberdade, menopausa, andropausa, gravidez, amputação de membros, separação, divórcio, mudanças de trabalho, de local de moradia, perda de emprego, etc). Útil àqueles que estão tentando se livrar de vícios (alcoolismo, tabagismo, drogas e psicotrópicos), principalmente quando são induzidos por influências alheias ou externas. Millefolium deve ser empregada como uma espécie de “âncora” na formulação floral composta, quando se percebe a necessidade de harmonizar as profundas mudanças que o indivíduo poderá experimentar durante o tratamento, principalmente quando essências catárticas são ministradas. Millefolium fortalece os contornos da aura, tornando-a mais impenetrável às vibrações incompatíveis com os padrões da individualidade. Ajuda a alma manter-se fiel ao destino que lhe foi traçado, a cumprir seus desígnios mais profundos, sem permitir a interferência indevida de outros elementos ou forças estranhas. Desperta as qualidades de aceitação e adaptabilidade, imprescindíveis à verdadeira libertação interior.



Mimosa
Para as pessoas que sentem medo exagerado de animais, de intempéries (ventania, chuva forte, relâmpago, trovão), de grandes volumes de água (rio, lago, piscina), de mato, altura, elevador, local fechado, de doenças (câncer, Aids, enfarto, derrame, demência, paralisia; contágio; hospital; injeção; dor; parto; dentista; exames; resultados clínicos; morte), de ladrão, de acidentes e do fracasso pessoal. Para aqueles hipersensíveis aos mínimos sinais externos (luzes, sons e barulhos, movimentos rápidos). Mimosa auxilia no tratamento da timidez, acanhamento, gagueira e nervosismo com as tarefas cotidianas. A essência resgata na alma os conceitos de fé, coragem e autoconfiança.



Mirabilis
Para aqueles intolerantes e críticos, com forte auto-identificação com o ambiente circundante, que julgam cada palavra, sentimento ou ato, podendo expressar ou não a condenação que fazem do mesmo. Para os tipos sistemáticos, separatistas, irritáveis, irônicos, egoístas, antipáticos, arrogantes, autoritários, hipócritas, racistas e germinadores de discórdias. A essência desperta os conceitos latentes na alma de simpatia e tolerância para com o próximo. Mirabilis ajuda a resgatar as energias internas do verdadeiro amor altruísta e incondicional. Trata-se de um coadjuvante nas debilidades imunológicas e sensoriais.



Momordica
Para as pessoas sujeitas a pensamentos ruminantes e indesejáveis. Para a mente que se apega obsessivamente a certa idéia ou preocupação e os pensamentos tornam-se persistentemente repetitivos. Para aqueles que se preocupam demais com os problemas corriqueiros, passando de preocupação em preocupação com o fluir da vida. Para a tortura mental que retira a paz de espírito, impossibilita o descanso e obstrui a capacidade de concentração. A essência é útil ao ser ministrada previamente à tomada de decisões importantes na vida, nas preparações para testes, provas, partos e antecedendo aquelas situações especiais que exigem maior autocontrole e concentração. Momordica traz maior clareza de raciocínio e desapego emocional, colhendo nas fontes internas as vibrações de calma, tranqüilidade e paz para a mente.



Myosotis
Para aqueles que viveram uma experiência traumatizante de perda de um ente querido e não conseguem se recuperar de sua ausência. Para os indivíduos que sustentam uma forte ligação com pessoas que já partiram (falecimento) e se esforçam para se manterem em contato pouco saudável com elas. Myosotis é útil quando há rejeição de recém-nascidos por parte dos pais e na depressão pós-parto. A essência traz a energia de reconhecimento dos compromissos espirituais entre as almas dos familiares, favorecendo a aceitação mútua das limitações ou obrigações temporárias. Trata-se de uma essência floral “consoladora”, que deve ser ministrada àqueles que estão nas “estações da vida”, pois harmoniza as “despedidas” de alguns e as “chegadas” de outros.



Nicociana
Para aquelas personalidades destemidas, valentes, fortes, competitivas, aventureiras, que estão sempre procurando um desafio que exija coragem física e perfeição de performance. A essência ajuda na percepção da fugacidade da aventura externa e terrena, dando ao indivíduo um impulso de coragem verdadeira para a busca da vitória interior. Nicociana convida a alma para que a auto-avaliação física seja transcendida em uma avaliação da própria personalidade do ponto de vista do Eu Superior. A essência ajuda a sublimar coragem física em coragem moral, mostrando que há limites e fronteiras materiais para a capacidade humana, o que não ocorre na esfera espiritual. A essência é um excelente coadjuvante na agitação psicomotora infantil proporcionando um estado mais contemplativo, não só à criança, mas também ao adulto com tais traços de personalidade.



Nigrum
Colabora na “cicatrização” de traumas e feridas psíquicas e espirituais, e na atenuação dos sofrimentos decorrentes. Deve ser empregada por aqueles que carregam marcas dolorosas da gestação e do parto, sejam elas no corpo, mente ou espírito. É útil às pessoas com deficiências congênitas ou adquiridas e que se revoltam com a própria condição. É recomendável aos deficientes mentais, às pessoas de índole histérica, às vítimas periódicas de estados obsessivos, e como coadjuvante no tratamento das neuroses e psicoses em geral. Nigrum colabora para uma síntese interna acerca do longo percurso evolutivo da alma, integrando passado, presente e futuro, numa visão unificada e coesa da realidade existencial. Ajuda a clarificar interna e subjetivamente a razão do isolamento, do sofrimento e da dor, trazendo consolo e aceitação para razões que fogem à capacidade de entendimento humano. É indicada àqueles que se sentem “estranhos” em qualquer lugar do mundo e em qualquer época, em razão de terem sido “forçados” a esquecer a verdade última que justifica suas vidas. A essência é recomendada àqueles cuja trajetória, principalmente durante a gestação, nascimento ou infância, está marcada pelo trauma, pela dor e pela perda prematura da pureza e inocência originais. Neste sentido, o uso de Nigrum é sugerido para vítimas de abuso, estupro, abandono e violência durante a infância.



Orellana
Para as personalidades cuja permanência em atitudes de desamor (ódio, rancor, ciúme, egoísmo, individualismo, agressividade, violência, racismo, etc) já trouxe um certo comprometimento no corpo etérico-físico, principalmente nos órgãos situados nas imediações do plexo solar e do chakra cardíaco. A essência auxilia na desobstrução desses centros energéticos, trazendo expansão de consciência e uma chance de compreender a lição do verdadeiro amor divino e incondicional. Trata-se de uma essência floral apaziguadora para pessoas com o coração “endurecido” e que são de índole intratável.



Origanum
Para aquelas personalidades que se encontram “perdidas” quanto ao caminho a ser tomado na vida, não sabem o que fazer, tentam muitas coisas, mas nenhuma delas lhes traz satisfação. Para a falta de vocação, a falta de idealismo, as frustrações profissionais e as inquietações na criatividade. É também útil na adolescência, quando se está prestes a escolher uma carreira. Origanum é indicada para as pessoas desmotivadas, entediadas, frustradas e aborrecidas com o dia-a-dia. Para personalidades moralmente “fracas” que se tornam escravas das forças instintivas e se entregam aos vícios, à devassidão sexual, à gula, às disputas inúteis, a toda a sorte de egoísmo e atos separatistas. Origanum é coadjuvante no tratamento dos excessos sexuais (masturbação compulsiva, sensualismo doentio, exaltação do apetite venéreo, ninfomania e sono lascivo). A essência sublima as energias primitivas e inferiores em formas mais elevadas de criatividade e realização. Ajuda no despertar de um ideal associado a um sentido profundo de vida. Origanum busca nas profundezas da alma os conceitos de motivação interna e propósito superior.



Ornithogalum
Para as situações traumáticas de choque emocional. Para aqueles que passaram por um susto muito forte, uma perda inaceitável e não conseguem se recuperar. Para aqueles com o coração “dilacerado” por mágoas afetivas. Ornithogalum age também como essência floral catártica naqueles casos onde parece haver sonolência ou letargia interna. Pode ser um coadjuvante no tratamento de perdas funcionais na capacidade sensorial (visão, audição, olfação, tato, paladar), quando não há causas orgânicas identificáveis, e há história de traumas emocionais na infância. A essência lida com as vibrações luminosas de restauração e renovação.



Palicores
Ajuda a alma a vencer a tendência errônea da personalidade de esquivar-se dos aspectos sombrios da vida, dando um impulso de coragem para enfrentar aquilo que é aparentemente funesto e ameaçador. Clareia a mente revelando que o maior adversário não é a “treva” da provação, mas sim a rejeição inconsciente que fazemos da escuridão. Palicores é a essência floral que traz um potente facho de luz para iluminar nossos “porões” interiores, nosso inconsciente profundo, repleto de medos e dúvidas espirituais. Em situações especiais, é uma essência para ajudar a vislumbrar a luz eterna, em meio à escuridão representada pela provação e adversidade.



Passiflora
Para as pessoas atormentadas por temores ou medos vagos de origem desconhecida. Para aqueles que sentem pressentimentos, presságios de eventos negativos, sensação de perseguição, de punição e de morte. Para as personalidades acometidas repentinamente por medos inexplicáveis, ansiedade, mudança de humor imotivada e idéias obsessivas. Para os supersticiosos, que às vezes sentem calafrios, tremores, suores e arrepios, e ainda têm medo da escuridão, de fantasmas, velórios e cemitérios. Coadjuvante nos pesadelos, no sonambulismo, na enurese e agitação noturna, no bruxismo e na insônia associada ao medo de morrer ou à percepção de espectros. Passiflora desabrocha internamente os conceitos de fé, coragem e ressurreição.



Pastoris
Para o retraimento, a falta de sociabilidade, o isolamento pessoal, familiar ou grupal. Para as pessoas muito desconfiadas com relação às intenções e às atitudes dos outros. Para aqueles que têm o corpo mental freqüentado por idéias de hostilidade e que projetam tais expectativas sempre que algum estranho se aproxima. A essência é importante na conquista de um relacionamento pessoal mais leve, confiante e criativo. Pastoris contribui para aplacar os julgamentos alienados e as barreiras separatistas, desenvolvendo maior moderação, benevolência e fraternidade na convivência mútua. Coadjuvante em diversos problemas dermatológicos.



Persicaria
Indicada para as personalidades que se sentem às margens ou excluídas do próprio processo evolutivo. Para as pessoas que percebem “a própria vida escoando por entre os dedos”, incapazes de participar consciente e amorosamente dos processos inesgotáveis de criação e renovação. Ajuda a romper bloqueios internos na comunicação entre os corpos mental e emocional, favorecendo a intensificação dos fluxos de energia e de entropia (informacional) dentro do organismo. Persicaria está inserida no quadro arquetípico de “aglutinar” (síntese) e “colocar em movimento” (ação), em razão de seu conteúdo em derivados tanínicos e cumarínicos, caracterizando-se, portanto, como uma essência floral catártica.



Pervinca
Pervinca faz-se necessária àquelas personalidades que perderam ou jamais conseguiram conectar-se com a motivação primordial, com a inspiração básica, com o poder germinativo e criativo presentes na alma, de tal forma que os prejuízos advindos desta ruptura anímica ameaçam os seus corpos etérico-físicos e conseqüentemente seus processos vitais. Trata-se de uma essência floral de grande utilidade quando a falta de motivação profunda e de um propósito mínimo para a vida, e a dificuldade de encontrar uma “âncora” terrena, familiar, social e espiritual deixa a alma completamente “perdida” no caos da existência terrena. A essência facilita o “enraizar” (“vincar”) da alma no corpo e na Terra, principalmente quando há uma rejeição inconsciente à Graça da Vida.



Phyllanthus
Para aquelas pessoas sistemáticas, metódicas, perfeccionistas, pontuais, organizadas, teimosas, exigentes, preconceituosas, excessivamente sóbrias e severas consigo mesmas, e cujo comportamento gostariam que servisse de exemplo para outros. Para aqueles com dificuldades de adaptação e internamente prisioneiros de formas cristalizadas de sentimentos e pensamentos. A essência é útil quando há “rigidez” mental e emocional, fanatismo e idealismo exacerbados. Para aqueles excessivamente disciplinados em seus hábitos, exasperados por inúmeras e questionáveis necessidades. Para a auto-repressão e negação de si mesmo. A essência parece ser tanto mais requerida quanto mais idosa a pessoa, principalmente no que se refere à necessidade de quebrar resistências ao tratamento floral. Phyllanthus evoca em nossas profundezas as maravilhosas vibrações de adaptabilidade e de liberdade interior. Coadjuvante no tratamento energético dos distúrbios funcionais dos rins e dos ossos.



Pinus
Para a personalidade que experimenta sentimentos de culpa e de autocondenação, remorsos e arrependimentos por alguma atitude concreta de seu passado. Para aquela pessoa que sente desgosto e depressão quando é obrigada a fazer a mais leve repreensão, pois não suporta sentir-se como uma fonte de sofrimento para os outros. Pinus é recomendado àqueles tipos introvertidos, perfeccionistas, exigentes, sóbrios, conscienciosos, tristes e negativistas. Para aqueles com a consciência intranqüila, por acharem que outrora poderiam ter agido melhor, talvez sem prejudicar alguém. A essência resgata na alma os conceitos superiores de arrependimento e perdão. Coadjuvante na impotência sexual masculina e na frigidez feminina.



Piperita
Para o indivíduo físico e mentalmente lento ou letárgico. Útil para aquele que demora muito a ter um claro discernimento das situações da vida, pois se atrasa em reunir os elementos necessários para a análise interior. É uma essência “aglutinadora” das múltiplas facetas da personalidade, “trabalhando” consistência, integridade e regulação, e favorecendo a instauração de um sincronismo com as exigências de crescimento. Trata-se de uma essência floral de aprendizado, útil às crianças com dificuldades escolares ou vítimas de algum acidente neurológico. Piperita desperta maior capacidade psíquica de “digerir” e “assimilar” as impressões sensoriais, contribuindo para que a pessoa possa estar integralmente presente nas circunstâncias do seu dia-a-dia.



Plantago
Para o medo das fantasias, dos sonhos, do entusiasmo, das surpresas, do inesperado, do perigo, dos riscos, de cantar aberta e livremente a vida, de ser alegre, de ter desejos, de amar e ser amado. Para o temor vago, mas profundamente real, da vida, na sua totalidade. Para o medo de perder o equilíbrio cósmico, de cair na ilusão e no caos material, de romper as ligações angelicais e trocá-las por efêmeros vínculos terrenos. Para aqueles que estranham seus “almíns” e os ambientes da vida carnal terrena. A essência procura trazer dos níveis internos as energias de humanização, de confiança, fé, coragem e compreensão nos desígnios de amor subjacentes aos eventos externos. Plantago é um coadjuvante nos problemas bronco-respiratórios infantis.



Prunus
Indicada para aqueles sujeitos a algum tipo de descontrole mental e que têm medo de perder a razão. São pessoas muito sensíveis às sugestões energéticas, psíquicas e espirituais do ambiente e têm uma atividade mental muito intensa. Ajuda a desabrochar no indivíduo os conceitos de abertura e serenidade. A essência age como uma espécie de “laxante” mental, produzindo saídas aceitáveis e criativas quando há risco de “explosões” irracionais.



Psidium
Para os indivíduos psiquicamente impulsivos, violentos e que temem perder o controle sobre a razão e os sentimentos. Para aqueles que só imaginam saídas violentas e se reconhecem como de “estopim curto”. Para os estados obsessivos, para a histeria e as explosões incontroláveis de ira. Para o medo da loucura e do suicídio. Coadjuvante na terapia dos distúrbios noturnos (pesadelos, enurese, agitação, sonambulismo, bruxismo, etc). A essência desperta na alma formas criativas de abertura e suavidade, convidando o indivíduo para uma conexão com suas poderosas reservas internas espirituais, fontes puríssimas de equilíbrio e serenidade.



 

 

(21) 3396-9675

(21) 3396-0815

Aplicativos de Mensagem

Entregas em domicílio

Estacionamento próprio

  • Facebook Social Icon

Veja no Maps
 

Estrada da Cacuia, 1269

Cocotá - Ilha do Governador

CEP 21921-001

horário de funcionamento

Seg a Sex: 09 às 19h

Sáb: 09 às 13h