ESSÊNCIAS INDIVIDUAIS (de Q a Z)

Floral de Minas

Rosa Canina
Para os indivíduos resignados e apáticos, conformados com a própria condição adversa e que se sentem incapazes de dar um novo passo na tentativa de alterá-la. Útil àquelas pessoas passivas, pessimistas, frustradas, infelizes, entediadas, sem iniciativa,
fatalistas, desvitalizadas e capituladas frente à vida. Rosa Canina é também importante para aqueles que sofreram uma forte decepção amorosa e então decidiram “congelar” o coração para a vida, tornando-se desconfiadas, “frias”, distantes e retraídas. A essência floral traz das profundezas da alma as energias sagradas de motivação, propósito e alegria de viver.



Rosmarinus
Para o indivíduo que vive quase constantemente afastado da realidade perceptiva, envolto em seu mundo de fantasias e sonhos. Para os tipos aéreos, “avoados”, cuja mente fugidia vaga caoticamente em elucubrações de um futuro diferente, remoto e fantástico. A essência fortalece a ligação entre o corpo físico e os planos mais sutis, sendo assim um certo tipo de “fertilizante psicológico”. Rosmarinus é útil para as crianças desatentas na escola, e ainda age como coadjuvante para acelerar o aprendizado dos excepcionais. A essência exerce uma ação tonificante sobre o Eu, acentuando a presença do indivíduo na realidade, reforçando, agitando e aquecendo o sangue, ampliando a voz e a força do coração. Ajuda a manter estreitamente ligados os vários corpos, sendo assim imprescindível para uma vida sadia. Trata-se de um remédio emergencial, quando as ligações entre os diversos níveis de manifestação são temporariamente ameaçadas, como, por exemplo, nos desmaios ou perdas da consciência. A essência traz ao nível consciente as energias de criação divina e do propósito reservado para alma em sua morada terrena temporária. Rosmarinus é auxiliar nos distúrbios circulatórios em geral, nas debilidades senis, nas perdas da memória e nas dificuldades de concentração.



Ruta
Para as personalidades subservientes, tímidas, cuja fraqueza de vontade as tornam facilmente dominadas por terceiros. Para aqueles que não sabem dizer “não”, que são influenciáveis e reagem de forma exagerada aos desejos e necessidades dos outros. Para as pessoas submetidas a qualquer tipo de servilismo ou exploração. Para aqueles que se esgotam na ânsia de agradar e atender aos outros. Útil àqueles que possuem escassez de individualidade, “minada” pelos compromissos e responsabilidades de um servir desmesurado. Para as almas que deixam seus sagrados destinos serem adulterados por interferências alheias. Ruta desperta franqueza e traz, ao nível consciente, as vibrações positivas de autodeterminação e auto-realização, dando assim vitalidade para que se possa cumprir a vontade mais profunda da alma. A essência é útil também quando surgir alguma fraqueza de vontade de caráter temporária ou quando há necessidade de reforçar o Eu (parto, convulsão, incontinência urinária, hemorragia, esgotamento, etc).



Salvia
Para aqueles que têm dificuldades em “digerir” e “assimilar” as experiências da vida, repetem com freqüência os mesmos erros e, às vezes, se colocam em situações difíceis por não perceberem os sinais a sua volta. Para as pessoas superficiais que têm uma interpretação material ou grosseira da vida. Apropriada para aqueles indivíduos compelidos à ação mecânica, não pensada e massificada. A essência é útil quando ministrada continuamente aos excepcionais (pessoas especiais), àqueles com retardamento mental ou com dificuldades gerais de aprendizado, ajudando-os progressivamente a dar grandes passos de consciência e integração. Grandes benefícios podem ter aqueles que se sentem com bloqueios mentais e dificuldades de entendimento e assimilação na escola. Salvia deveria ser utilizada por todas as pessoas, pois ajuda no “amadurecimento” da alma, desabrochando nela toda a capacidade de aprendizado. É a essência floral cujo vetor aponta na direção da sabedoria e da humildade. Coadjuvante em todas as doenças físicas ou psíquicas com periodicidade de ocorrência, principalmente naquelas dos sistemas digestivo e imunológico.



Sambucus
Para aqueles que temem a falha e o descontrole do próprio corpo físico, principalmente nas situações em que concentração, coordenação e controle são requeridos. Para os medos relacionados ao possível descontrole da psique ou do sistema neuromotor. Para o indivíduo acometido por movimentos involuntários de origem nervosa. Sambucus é recomendado quando houver agressividade verbal e física. Útil no comportamento desordenado e fortemente obsessivo. A essência “trabalha” no indivíduo o ritmo do Eu, procurando estabelecer um sincronismo adequado de penetração e de afastamento do ego no sistema neurossensorial. Sambucus relaciona-se com os padrões vibratórios da “respiração nervosa” da pessoa e com o fluxo ordenado das sensações. A essência floral serve como auxiliar nas situações de descontrole motor infantil, nas disritmias, tremores nervosos, distúrbios fisiológicos e dificuldades de coordenação vocal, gagueira, hábito de roer unhas e disfunções urinárias.



Sempervivum
Para aqueles acometidos por esgotamento físico e psíquico. Para os estados depressivos, de fraqueza e prostração, que aparecem após longos períodos de adversidade física ou psicológica, em que grandes exigências sobre a pessoa exauriram sua vitalidade. Para o estresse, a debilidade crônica e os estados de convalescença. A essência Sempervivum presenteianos com ondas energéticas de regeneração e superação, captadas da nossa fonte interna de energia vital, sendo assim um tônico físico, psíquico e espiritual.



Silene
Para aquelas personalidades que estão sempre falseando em suas atitudes perante terceiros. Têm muitas dificuldades em contrapor suas próprias idéias às dos outros e assim, em um diálogo, estão sempre concordando com o interlocutor. Para aqueles propensos à toda sorte de mentiras e falsidades, do tipo “camaleão”, ou seja, para cada ambiente assumem uma dada postura ou “cor”, para cada platéia adotam um certo discurso. Silene é útil nas situações especiais onde devemos ser o mais sincero possível em nossos relacionamentos e, no entanto, por variados motivos, não conseguimos sê-lo. A essência “trabalha” a coerência entre os vários corpos da personalidade, entre o pensar, o sentir e o agir. Ajuda a alma a tornar-se mais límpida e transparente aos olhos alheios, despertando a fé e a certeza de que a inocência e a autenticidade são atributos indispensáveis ao pleno autodesabrochar. Silene traz à tona as luminosas vibrações de sinceridade interior, com seus múltiplos reflexos na convivência mútua.



Sinapsis
Para as personalidades acometidas por tristeza, desesperança, melancolia ou depressão, sendo que para tais estados negativos não se encontra uma causa exterior objetiva bem definida. Coadjuvante no tratamento da depressão endógena ou dos estados existenciais caracterizados pelo desinteresse pelas circunstâncias, introversão, isolamento, redução na percepção sensorial, letargia ou estagnação. A essência floral ajuda o indivíduo a perceber aspectos da própria onipotência interna, permitindo aflorar vontade, iniciativa, ação serena, fé e alegria.



Solanis
A essência “trabalha” na restauração da graciosidade, do fulgor, da radiância e da espiritualidade naturais do corpo e da alma, através da superação de conflitos ou rupturas existentes entre o pensamento e o sentimento, entre o arbítrio e o desejo, entre a contenção e a espontaneidade, entre o suportável e o não suportável, enfim, entre a necessidade e o desejo. É indicada para aqueles que perderam a “leveza”, a graciosidade e harmonia intrínseca dos movimentos corporais. É proveitosa para aqueles que se sentem “enrijecidos”, “pesados”, sem forças, impotentes e psiquicamente imobilizados, embora sintam uma grande necessidade de transformação, para buscar a saúde, a vitalidade, a liberdade, a graça e a espiritualidade. Solanis traz de forma complementar um grande aprendizado com relação aos hábitos alimentares, realçando os conceitos de moderação, satisfação e gratidão para com os alimentos e demais recursos de sobrevivência. A essência modula positivamente a “voracidade” arquetípica do ser humano e, portanto, opõe resistência ao instinto predador.



Sonchus
Para os indivíduos pessimistas que desanimam com facilidade frente ao menor obstáculo, e que tendem à depressão quando surge alguma insinuação de fracasso. Para aqueles negativistas que estão sempre lançando dúvidas sobre as boas perspectivas, faltando-lhes um mínimo de fé. A essência deve ser usada como auxiliar no tratamento da depressão exógena, cujas causas são externamente identificáveis. Útil quando houver recaídas durante o tratamento floral. Deve ser indicada em todas as situações nas quais possa haver vacilação, dúvida, incerteza, desencorajamento, pessimismo, negativismo e falta de autoconfiança. Sonchus traz a luz do “sol interno” para disseminar as “densas sombras” que os pequenos obstáculos lançam sobre a personalidade. Os conceitos de fé, esperança e crença são então evocados na alma.



Splendens
A essência floral Splendens “trabalha” uma nova visão, refinada, colaborativa e espiritual do homem em relação aos demais reinos naturais (animais, vegetais, minerais, angelicais, etc.). Ajuda a desenvolver um “olhar” e um “sentir” especiais para a alma, aguçando sua interação com a realidade viva natural, permitindo que os detalhes sejam valorizados e direcionados para o cumprimento do propósito superior comum a todos. A essência “aguça” a percepção das alianças especiais que se fazem presentes à nossa volta, cujo objetivo é ajudar-nos a alçar vôos de libertação para o espírito. Desperta a criatividade artística e a necessidade de agir harmoniosamente no mundo. Splendens está ligada a uma consciência adâmica, fazendo com que o diálogo com a natureza assuma um novo patamar vibracional. A essência ajuda no redespertar da jovialidade e pureza originais na medida em que evoca padrões arquetípicos associados à “transparência cristalina congênita da alma humana”.



Tabebuia
Para toda e qualquer situação especial da vida em que as forças espirituais, psíquicas ou físicas precisam ser convenientemente concentradas no objetivo da autocura. Para todas as condições em que há dispersão energética que impede a transição de etapas ou um novo recomeço. Para quando todas as forças estão aparentemente exauridas, existindo apenas a esperança como única chama acesa. Para aquela alma que precisa concentrar e potencializar todos os seus recursos internos para obter a recuperação. Para a personalidade energeticamente solitária, sem a possibilidade de obter ajudas externas, e que, no entanto, anseia por um último esforço interno de salvação. Útil nas situações que exigem esforço e concentração, para as quais parece não haver saídas ou opções. Tabebuia é uma essência vitalizadora e concentradora de energias curativas, sendo recomendável em inúmeras e diferentes situações práticas da vida. A essência favorece o despertar das forças primaveris da alma, acordando-a para o desabrochar da vida e suas lições. Deve ser ministrada como coadjuvante floral nos casos de doenças crônicas e nas convalescenças, quando a alma está tomada pelas forças invernais, precisando assim aglutinar todos os recursos internos para a auto-recuperação. Tabebuia desperta na alma os conceitos de força e sincronismo, os quais são indispensáveis para as grandes e milagrosas reviravoltas de cura.



Tagetes
Para as situações emergenciais de choque emocional decorrente de qualquer acontecimento negativo inesperado. Para aqueles que passam ou passaram por um susto muito forte, em virtude de uma notícia ruim, de uma perda irreparável, da qual não conseguem se recuperar. Para as situações especiais da vida em que o indivíduo rejeita, com todas as suas forças, a realidade a sua volta, em que os episódios se mostram duros e irreversíveis e a pessoa recusa-se a enxergá-los. Útil nos estados de muita expansão de consciência, como por exemplo, no falecimento de um ente querido, perdas afetivas repentinas, separações dolorosas, isolamentos, doenças graves e acidentes. A essência age também como catalisadora nos casos em que parece haver certa “sonolência” interna, com paralisia ou estagnação. Deve ser ministrada nos traumas reativos e nos ferimentos psíquicos, os quais podem permanecer “adormecidos” por longo tempo, despertando-se na forma de debilidades neurossensoriais, paralisias, tosses, perdas de memória e problemas comportamentais. Tagetes “aciona” uma espécie de “âncora” maternal proporcionando a sensação de “pisar em terra firme”, especialmente nos momentos de abalo ou provações.



Taraxacum
Para as personalidades com uma visão muito grosseira e superficial das experiências cotidianas, e que têm dificuldades de “digerir” e “assimilar” a realidade, pois o fazem sem analisar detalhadamente os fatos. Taraxacum “alarga” os conceitos mais amplos de vontade e de aprendizado espirituais, sugerindo um novo enfoque de nossa “lente” mental, no sentido de vermos mais minuciosamente nosso próprio ser interior e decorrentemente a dinâmica de seus símbolos externos, os quais formam a trama aparente da vida. A essência floral nos ampara ao “mergulharmos” na profundidade da vida, realçando os contrastes e as transições, mostrando a continuidade das seqüências e enfim, resgatando a dignidade do detalhe como participante indispensável do Todo. A essência é útil nos casos em que há resistência à terapia floral, principalmente na falta de efeitos aparentes, devido ao enrijecimento dos corpos internos ou à intromissão excessiva do corpo etérico no corpo físico. Taraxacum refina a interação da alma com a realidade externa. A essência age também como um “depurativo” sendo um bom coadjuvante na eliminação de resíduos e impurezas do sangue.



Thunbergia
Para a pessoa de índole marcadamente autoritária, inflexível, dotada de enorme força de vontade, que tende a menosprezar a opinião alheia, a exigir obediência incondicional, adotando métodos cruéis para atingir seus objetivos pessoais. Para aquele que domina os outros com “mão-de-ferro”. Para a personalidade agressiva, dominadora, onipotente, ditatorial, impiedosa, maquiavélica, ambiciosa e excessivamente severa com todos ao seu redor. Thunbergia relaciona-se com as energias positivas da verdadeira autoridade, de liderança e da capacidade em assumir convicções, “constelando” as energias arquetípicas do mito de Hera.



Typha
Ajuda a estabelecer uma conexão mais nítida e transparente com a vocação interior, com o propósito imanente da alma, com a essência interna e divina do ser. Deve ser empregada por aquelas personalidades que se sentem “aprisionadas” nas emoções “terrenas” e que não conseguem desvencilhar-se dos perigosos lodaçais da provação. Typha traz um grande impulso de ascensão e aponta uma direção elevada para a mente. A essência “sugere” a sublimação das forças “involutivas e destrutivas” em energias “evolutivas e construtivas” ligadas à verdade inquebrantável do destino individual. Typha ajuda aflorar uma confiança interna de que “se está indo no caminho que Deus aponta”, por mais difícil e duvidosa que seja a trajetória escolhida.



Trimera
Para aqueles que sentem ansiedade e aflição pelo bem-estar dos outros, sempre imaginando que as pessoas de seu âmbito afetivo estão sendo acometidas por catástrofes, doenças graves e toda a sorte de infortúnios. Para a congestão mental devido à apreensão excessiva com os entes queridos. Essência oportuna sempre que há uma relação simbiótica entre pessoas com laços afetivos doentios. Útil àqueles que exageram nas recomendações de cuidado e, quando alguém se atrasa, não relaxam perturbados por “ruminações” mentais negativas. Trimera “resgata” na alma os conceitos de solicitude e amor altruísta, trazendo as vibrações que nos ajudam a vencer nossas fraquezas, impedindo-nos de tolhermos a liberdade de quem nos ama.



Tropaeolum
Para aqueles acometidos em certo grau por vaidade, soberba, orgulho, arrogância, excessiva auto-estima, desmedida autosuficiência, indiferença, frieza emocional e que não admitem falhas ou repreensão. Tropaeolum é útil para todos os que optaram por vidas monásticas ou de pura criatividade artística, ou mesmo para aqueles que experimentaram recentemente os sabores de grandes conversões místicas. Tais almas, no momento em que começam a sentir a tremenda potência interior, podem ser “invadidas” por sentimentos de orgulho, em razão de falsos méritos, além da sensação ilusória de superioridade e separação frente aos outros. A essência auxilia o indivíduo a perceber a superioridade dos sentimentos de humildade, modéstia e o valor da verdadeira sabedoria. Tropaeolum favorece o despertar da criatividade artística, filosófica, mística e religiosa.



Verbenacea
Para os indivíduos tensos, superansiosos, exasperados por justiça e, via de regra, muito entusiasmados com as próprias idéias e opiniões. Para aqueles propensos aos fanatismos de toda espécie, que assumem muitas atividades ao mesmo tempo e, quando iniciam as tarefas, sentem necessidade de terminá-las custe o que custar. Para as pessoas “inflamadas”, propensas a discussões, e lutadoras por causas justas. A essência busca desobstruir os canais de comunicação com aquelas regiões interiores da alma onde estão gravados os registros de extrema sabedoria, da vontade sábia e os conceitos de justiça divina. Trata-se de um “antiinflamatório” floral.



Vernonia
Para as pessoas inconformadas com suas posições na sociedade, no trabalho ou na família. Para aqueles que se sentem inadequados na hierarquia profissional e são acometidos por conflitos de autoridade e de insubordinação, não compreendendo as diferenças de nível e as hierarquias na sociedade humana e, com freqüência, revoltam--se com a aparente “desordem” de posições. Para as crianças desobedientes, que criam conflitos no relacionamento familiar. Vernonia ajuda na compreensão de que a desigualdade de posições externas é apenas ilusória e passageira, porém instrutiva e necessária. Favorece o entendimento mais profundo da situação recíproca de cada indivíduo numa hierarquia, desenvolvendo o “olhar” e a “avaliação” de uma perspectiva interna. Facilita a compreensão dos deveres e direitos, e harmoniza a convivência, na medida em que as pessoas sentem-se mais adaptadas às suas posições e funções. Vernonia contribui para desenvolver as “qualidades da abelha e da formiga”, ou seja, o privilégio e a graça de poder enquadrar-se modestamente em uma ordem hierárquica, ser aplicado, ter devoção por trabalhar igualmente por qualquer um que lhe esteja acima ou abaixo, colaborando assim com o todo e as partes. A essência é adequada para pessoas com tendências à trapaça, à desonestidade, ao engodo, ao falseamento e com degenerações sociopáticas.



Vervano
Para as personalidades exacerbadas por justiça e punições, propensas a castigar, surrar, bater ou agredir, psíquica e fisicamente. Para os indivíduos de índole belicosa que, ao detectarem algo injusto à volta, tornam-se inundados por ira e rancor, tendendo a censurar e a corrigir de forma muito enérgica, exigindo demasiadamente das outras pessoas. A essência pode ser empregada nos quadros de ansiedades severas, na agitação psicomotora infantil e também como “antiinflamatório” floral. Vervano traz dos planos internos as vibrações positivas de harmonia, paz e sabedoria para a mente e os sentimentos.



Villaresia
A partir do chakra cardíaco, Villaresia ajuda na manutenção de uma aura de elevação, firmeza e devoção espiritual, inundando e permeando as células etéricas do corpo em uma atmosfera da gratidão e compaixão, refletindo isto na serenidade do semblante e no terno brilho do olhar. A essência favorece o desenvolvimento de um tipo de reflexão compassiva sobre o próprio comportamento durante as provações e os desafios da vida. Colabora trazendo discernimento e percepção sobre os instintos de defesa e nódulos de hostilidade, os quais são causadores de bloqueios no coração. Ajuda no despertar da honestidade pessoal e da coragem moral, “nucleando situações e experiências” onde a alma é convidada a ampliar sua capacidade de perdoar e de amar. O foco de atuação da essência floral Villaresia é a “limpeza”, “purificação” e “modulação” das atitudes amorosas, agindo preponderantemente sobre o chakra do coração, sendo, portanto, um “cardiotônico” floral.



Viola
Para os indivíduos acometidos por falta de confiança nos relacionamentos sociais e que se sentem retraídos, oprimidos ou ameaçados quando na presença de pessoas diferentes ou desconhecidas. Para aqueles delicados, tímidos, solitários, humildes, silenciosos, modestos, recatados, sérios, moralistas e calmos, que anseiam por um compartilhamento livre e confiante, porém sentem-se incapazes. Para as pessoas perceptivas que captam toda a sorte de vibrações à sua volta, muitas delas grosseiras o suficiente para assustá-las. Viola é indicada àqueles os quais vivem o conflito entre um forte impulso interno de empatia e solidariedade e uma tenaz resistência externa para se abrir para os relacionamentos. Útil para as pessoas de índole devocional, curativa e que querem agir no mundo, mas, todavia, sentem-se desconfortáveis ao terem que se auto-revelar e se expor. Viola favorece a aproximação mútua, desperta a alegria da participação, sendo, portanto um bom coadjuvante no tratamento da timidez e do retraimento. A essência ajuda a encontrar padrões mais livres de comportamento social, principalmente quando isto é imprescindível para a realização da meta espiritual.



Vitis
No contexto terapêutico, a essência floral Vitis aplica-se àquelas personalidades autoritárias, inflexíveis, controladoras, duras, tirânicas e até cruéis, que tendem a manipular e roubar a energia alheia com o objetivo de obter reconhecimento, domínio e poder. A essência ajuda a alma a se desvencilhar do grande turbilhão machista, dominador e separatista da civilização moderna. É recomendada para a grande tensão interna arquetípica resultante da frustração sexual da humanidade, em razão da falta de fusão plena com as energias femininas primordiais ou devido ao afastamento orgulhoso da matriz materna, a Magna Mater. Ajuda a aplacar a masculinidade desenfreada, com seus impulsos neuróticos e agressivos, onde o que se busca é a humilhação, a derrota e a dominação do feminino, e não um compartilhamento generoso. Colabora para sublimar a obsessão do ego e sua incapacidade de resistir ao impulso insano em busca da gratificação e prazer a qualquer custo, através da exploração escravizador da mulher, do feminino, do indefeso, da inocência e da Mãe-Terra.



Xamanis

Favorece a ligação com a voz interior, através do despertar da própria intuição. Revigora a autenticidade terapêutica, facilita a percepção das sincronicidades e amplia a consciência mútua paciente-terapeuta através do estreitamento dos vínculos da transferência e contratransferência. Potencializa a formação de uma corrente de imagens e sons interiores, aumentando a sensibilidade e a percepção, e favorecendo o cultivo da introversão espiritual. Xamanis é indispensável ao trabalho terapêutico.



Zante
Para aquelas pessoas acometidas por autodesgosto em relação à própria identidade sexual. Para aqueles psiquicamente “femininos” em corpos físicos “masculinos” e aqueles outros psiquicamente “masculinos” em corpos físicos “femininos”. A essência é útilna puberdade ou na infância, quando alguma ambivalência conflituosa nas polaridades sexuadas se faz notar. A essência “trabalha” positivamente o desalento ou a depressão que podem surgir quando a alma experimenta dificuldades ao lidar com as
suas forças sexuadas. Zante ajuda a clarear a mente e proporciona maior auto-aceitação, sem interferir nos elementos profundos e intocáveis do livre-arbítrio individual. A essência será de grande proveito nos conflitos emocionais relacionados ao lesbianismo e ao homossexualismo.



Zinnia
Para a pessoa mal-humorada, ingrata, ressentida, amargurada e negativista, que culpa a tudo e a todos pela sua própria adversidade. Para aquele de índole agressiva, queixosa, provocadora, rancorosa, irritável e que se sente vítima do destino ou da ação de outras pessoas, não suportando afrontas, repreensões alheias e obstáculos, e que se magoa facilmente por coisas mínimas. Para a pessoa de caráter triste, que tende a se identificar com o lado “obscuro e sombrio” da vida, que costuma invejar a sorte alheia, que resmunga para si mesma, e que “inunda” a atmosfera circundante com suas projeções psíquicas e espirituais repletas de desapontamentos e frustrações. A personalidade precisa aprender a gozar a beleza e o encanto natural da vida, despertando a “criança interior” que todos têm dentro de si. A essência floral permite uma conexão com planos vibratórios associados a pensamentos positivos e sentimentos alegres, desenvolvendo de modo subjacente a capacidade de reconhecer a própria responsabilidade pessoal. Em um sentido arquetípico amplo, Zinnia relaciona-se ao conflito entre as gerações, entre as idades do homem, seja ele interior (tensão interna entre os aspectos de jovialidade, amadurecimento e velhice da própria alma) ou projetado no relacionamento social (tensão entre pessoas de gerações diferentes).




APP de Mensagem

(21) 3396-9675

(21) 3396-0815

Entregas em domicílio

Estacionamento próprio

@samuel_hahnemann

  • Facebook Social Icon

/samuelhahnemannf

Veja no Maps
 

Estrada da Cacuia, 1269

Cocotá - Ilha do Governador

CEP 21921-001

horário de funcionamento

Seg a Sex: 09 às 19h

Sáb: 09 às 13h