top of page

Por que homeopatia? criação de métodos científicos para a cura. :)

O leitor sabia que, até o início do ano de 1800, não existia ciência para o tratamento de doenças? Tudo era feito de maneira intuitiva ou pela observação: “Parece que este tratamento está dando resultado...”.





Usavam-se chás de ervas, compressas, sanguessugas, sangrias, entre outros tratamentos, sendo muitos deles até bem agressivos.


Foi nessa época, há mais de duzentos anos, que um médico, mineralogista e estudioso alemão de nome Samuel Hahnemann, se revoltou contra essa situação, criando métodos científicos para a cura.

A partir daí, estabeleceram-se os dois métodos de tratamento que conhecemos até hoje: a alopatia – método pelo qual os medicamentos são ministrados visando-se impedir manifestações das doenças (se o paciente tem uma dor, toma analgésico, debelando-se assim o efeito, sem se preocupar com a causa); e a homeopatia – método pelo qual a ação dos medicamentos dá ao organismo condições de corrigir o desequilíbrio orgânico, fazendo, assim, desaparecerem as manifestações (sintomas) desse desequilíbrio.



Lamentavelmente, ainda hoje o acesso à ciência homeopática é muito restrito, seja nas Faculdades de Medicina, seja na especialização e na residência. Por outro lado, aqueles que acessam e estudam a homeopatia passam a ministrar medicamentos homeopáticos, o que por si só atesta sua eficiência. Portanto, qualquer afirmação em detrimento da homeopatia é uma mera demonstração de desconhecimento.


A homeopatia não tem contraindicações, não tem efeitos colaterais, não agride e não esconde a doença causadora dos sintomas, dando grande tranquilidade aos pacientes. E a alopatia... Que o digam as próprias bulas, que mencionam inúmeras contraindicações, quase sempre não consideradas pelos seus ministrantes. Um exemplo que temos foi o uso da talidomida há alguns anos, ministrada para evitar enjoos e vômitos durante a gravidez, que, como resultado, provocou alterações na formação dos fetos, gerando crianças com defeitos de formação. A única medida tomada foi simplesmente a retirada do medicamento de circulação.


Que valor você realmente dá à sua saúde? Por que não a homeopatia?


Autor Dr. Mario de Azevedo

Publicado originalmente na Folha Comunitária do Catete (anos 1990)


16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page