top of page

Benefícios de raspar a língua :)

Atualizado: 29 de set. de 2020


Dr. John Douillard, especialista em Ayurveda


À medida que a função da microbiota da boca se torna mais conhecida, técnicas antigas de apoio à higiene bucal estão se tornando mais populares. Uma prática apoiada por vários estudos é chamada de raspagem da língua (Jihwa Prakshalana).


Raspar a língua é a prática simples de se executar antes de escovar os dentes. Estudos têm mostrado que esta técnica simples:


  1. Reduz bactérias indesejáveis ​​na boca que podem comprometer a gengiva, os dentes e a saúde bucal.

  2. Reduz os compostos de enxofre voláteis (VSC), que são subprodutos das bactérias bucais ligadas ao mau hálito.

  3. Melhora a sensação de sabor e reduz a saburra.

  4. Muda o ambiente da boca para reduzir a putrefação e diminuir a carga bacteriana.


Tradicionalmente, de acordo com um dos textos ayurvédicos, o Charaka Samhita, os raspadores de língua devem ser feitos de ouro, prata, cobre, estanho ou latão. As toxinas (ama) seriam coletadas na parte de trás da língua e poderiam causar obstruções na respiração e mau cheiro.

Quando certas bactérias na língua e na cavidade oral quebram certas proteínas na boca, compostos de enxofre voláteis (VSCs) são liberados, resultando em mau hálito. Estudos confirmaram os benefícios da raspagem da língua como uma forma eficaz de reduzir os compostos de enxofre voláteis. Na verdade, a raspagem da língua supera em muito a escovação dos dentes para fazer isso.


Higiene oral e muito mais!


Além dos benefícios da higiene oral, a raspagem da língua, escovação e uso do fio dental, seguido de beber um copo grande de água, é uma forma estratégica de iniciar o processo digestivo. Ao estimular as papilas gustativas com raspagem da língua, não apenas a língua se torna mais capaz de perceber os sabores e digerir os alimentos adequadamente, essa ativação das papilas gustativas também envolve o intestino delgado para iniciar uma eliminação completa do intestino logo de manhã.


Um raspador de língua de cobre não só oferecerá grandes benefícios de higiene oral ao raspar a língua, mas também resistirá ao acúmulo de bactérias enquanto não estiver em uso - essa característica permanece! Devido às suas propriedades benéficas, a prata seria a segunda escolha para o raspador de língua, embora o aço inoxidável seja mais do que adequado para realizar o trabalho.


Como raspar a língua


1. De manhã, logo depois de acordar, raspe a língua. Faça disso a primeira coisa a fazer. Mesmo que você acorde no meio da noite, raspar a língua seguido de um copo d'água pode reduzir o acúmulo de ama (toxinas) digestivas.


2. Com a língua relaxada, usando o raspador de língua em forma de U, toque suavemente a parte de trás da língua e raspe a língua de trás para frente. Repita de 5 a 10 vezes, chegando o mais longe possível, enxaguando o raspador após cada passagem. Uma leve engasgo pode ajudar a expelir um pouco de muco e ama da parte de trás da garganta.


3. Depois da raspagem da língua, escove (com pasta de dente sem flúor), use fio dental e um copo grande de água.


4. Para completar uma rotina de higiene oral ayurvédica, isso pode ser seguido por bochecho com óleo - é claro, isso exigiria outra rodada de escovação dos dentes.



1.695 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page